Criado pela WnWeb, este é um guia rápido de SEO focado em conteúdo. Temos aqui passos para publicar e auditar conteúdo para SEO focado no leitor e na otimização das páginas do seu site para que elas tenham a melhor chance de serem encontradas pelo público-alvo.
O guia descreve os fatores mais importantes a serem considerados ao otimizar cada página em seu site.
Essas etapas são listadas com base na importância. Por isso, não pule nenhum passo.
Lembre-se de criar novos conteúdos otimizados de forma regular. Analise seus concorrentes e procure produzir textos equivalentes ou, de preferência, superiores.
Todos esses cuidados são fundamentais para alcançar o sucesso a longo prazo com o tráfego orgânico. Confira agora os 8 passos para publicar e auditar seu conteúdo.
Passo 1: Escolha palavras-chave para seu conteúdo
Leia o conteúdo da página ou antes de publicar e identifique as duas (2) palavras-chave mais relevantes para a página.
Escolha uma (1) palavra-chave primária, de preferência a mais importante do texto. Após isso, decida uma variação sobre ela (por exemplo, variação plural ou duas palavras-chave intimamente relacionadas). Faça isso para todos os seus conteúdos.
Se você não conseguir identificar uma palavra-chave principal para uma página de conteúdo existente, precisará analisar se a página tem trafego. Se não possuir, exclua adotando a técnica de content pruning.
Se não estiver claro para você sobre qual página é, então seus visitantes e os mecanismos de busca também não serão capazes de entender a página.
Passo 2: Título da página
O título da página aparece como o texto azul, em negrito e/ou sublinhado em uma página de resultados de pesquisa do Google, e também no topo da barra do navegador.
O título deve seguir estas diretrizes:
- Esteja abaixo de 70 caracteres com no máximo duas palavras-chave de cauda longa por título de página;
- A palavra-chave principal deve aparecer primeiro;
- Cada frase-chave deve ser separada por (|);
- Cada título de página em seu site deve ser único;
- Com exceção da página inicial, da página “Sobre” e da “Entre em contato Conosco”, cada título NÃO deve incluir o nome da empresa.
Passo 3: Meta Descrição
Em uma pesquisa no Google, cada resultado encontrado possui uma meta descrição, que aparece abaixo dos títulos de página.
A qualidade da Meta Descrição influencia na escolha do usuário de clicar ou não em sua página.
Pense nisso como um chamado à ação. A Meta Descrição deve seguir estas diretrizes:
- Estar abaixo de 150 caracteres (No mínimo 100 caracteres; aproveite a vantagem e use todo espaço que você tem);
- Incorporar a palavra-chave principal e pelo menos uma palavra-chave secundária;
- Fornecer uma razão valiosa e convincente para que alguém visite a página;
- Incluir palavras-chave em formato de conversação; não apenas empilhar, largar ou socar palavras na descrição. Utilize a criatividade focando na experiência do usuário, crie palavras-chave que instiguem o leitor.
Passo 4: URL
A URL da página deve incluir a palavra-chave principal. Cada palavra na URL deve ser separada usando traços (exemplo: https://www.wnweb.com.br/servicos/agencia-especialista-seo/).
Passo 5: Tags de títulos
A página deve ter uma tag de título H1 que incorpore a palavra-chave principal e se alinhe com a URL.
A tag H1 deve aparecer no topo da página e deve ser a primeira coisa que as pessoas vêem quando entram em uma página.
Passo 6: Conteúdo da página
Use sua palavra-chave principal algumas vezes ao longo do conteúdo da página. Não abuse na densidade ou colocação das palavras-chave, mencione-as naturalmente.
Sinalize em negrito ou sublinhado a palavra-chave pelo menos uma vez. Isso tem um efeito sobre o quão relevante ela é para a página. Também mencione as palavras-chave secundárias quando puder.
Passo 7: Links internos
Se mencionar a palavra-chave principal da página 1 em outras dentro do seu site, linque a mesma palavra para a página 1 usando a palavra-chave principal como texto de âncora.
Por exemplo, para vincular a uma página sobre software de inbound marketing, use o texto âncora “software de inbound marketing”.
Para garantir que isso seja concluído, tire um momento para criar um (1) ou dois (2) links em páginas relacionadas que vinculam de volta à página que você está otimizando.
Passo 8: Imagens
Todas as imagens usadas na página devem ser otimizadas para que os mecanismos de busca possam “lê-las”.
Otimize as imagens mais importantes da página usando a palavra-chave principal e, em seguida, use as palavras-chave primárias e secundárias para quaisquer outras imagens (o recomendando é que as imagens tenham uma relação direta com as palavras chaves).
As imagens podem ser otimizadas de duas maneiras:
- Nome do arquivo: Cada palavra deve ser separada com traço (-), por exemplo, software-inbound-marketing.jpg;
- Texto ALT : O texto alt deve corresponder ao nome do arquivo, sem traços. Por exemplo, Software de Inbound Marketing.
Se você não conseguir alterar o nome do arquivo da imagem ou se for muito demorado, então só altere o texto alt das imagens mais importantes usando a palavra-chave principal.
Seguindo esses 8 passos, o seu site provavelmente será melhor avaliado pelo sistema de busca em que deseja melhores resultados. Adiciona-se que esse é um processo contínuo, não há um fim definitivo. Portanto, publique e audite!