20 Diretrizes e regras do Google – importantes

Conteúdo do artigo

Qual o principal objetivo do buscador Google?

Entregar conteúdos e resultados de qualidade para seus usuários. Então, vamos às diretrizes e regras citadas pelo Google.

A cada dia, o Google apresenta alterações destinadas a melhorar os resultados de pesquisa. A maioria das mudanças não é perceptível, mas elas gradativamente aprimoram a experiência do usuário.

Ocasionalmente, uma atualização pode ser mais notável. O nosso objetivo é confirmar essas modificações e informar aos webmasters e produtores de conteúdos sobre elas. Por exemplo, quando a atualização sobre velocidade de carregamento de páginas foi notificada pelo Google, tivemos meses de aviso prévio e conselhos.

Alguns sites podem notar quedas ou ganhos durante essas alterações no sistema de buscas. Para ajudar a compreensão, linco a seguir as diretrizes principais do Google.

Principais diretrizes e regras do Google:

Questões de conteúdo e qualidade 

  • O conteúdo fornece informações, relatórios, pesquisas ou análises originais?
  • Proporciona uma descrição substancial, completa ou abrangente do tópico?
  • Ele fornece uma análise criteriosa ou informações interessantes além do óbvio?
  • O conteúdo se baseia em outras fontes? ele evita simplesmente copiar ou reescrever os textos originais e, em vez disso, proporciona valor adicional e originalidade substanciais?
  • O título da página fornece um resumo descritivo e útil do conteúdo?
  • O título da página evita ser exagerado, chocante ou sensacionalista?
  • Pergunte-se: é esse o tipo de página que você gostaria de marcar, compartilhar com um amigo ou recomendar?
  • Você esperaria ver este texto publicado ou sendo referência em uma revista impressa, enciclopédia, livro, blog ou na mídia?

Questões de especialização

  • O conteúdo apresenta informações de modo que faz você querer confiar nele, possuindo uma fonte clara? Ele evidencia a experiência envolvida, o histórico sobre o autor ou do site que o publica, como por meio de links para a página de um autor ou “Sobre a página”?
  • Se você pesquisasse o site que produziu o conteúdo, ficaria com a impressão de que ele é confiável ou amplamente reconhecido como autoridade em seu tópico?
  • Este conteúdo foi escrito por um especialista ou entusiasta que comprovadamente conhece bem o tópico?
  • O artigo está livre de erros factuais facilmente verificáveis?
  • Você se sentiria confortável em confiar neste conteúdo para questões relacionadas ao seu dinheiro ou à sua vida?

Questões de apresentação e produção

  • O texto está livre de problemas ortográficos e/ou visuais?
  • O conteúdo foi bem produzido ou parece mal feito e produzido às pressas?
  • Ele é produzido em massa, terceirizado para um grande número de criadores ou espalhado por uma grande rede de sites? À vista disso, há páginas ou sites individuais que não recebem tanta atenção ou cuidado?
  • Há uma quantidade excessiva de anúncios que distraem ou interferem na experiência do usuário?
  • O conteúdo é bem exibido para dispositivos móveis quando visualizado neles?

Questões comparativas

  • O texto fornece valor substancial quando comparado a outras páginas nos resultados de pesquisa?
  • O conteúdo parece estar atendendo aos interesses genuínos dos visitantes do site? A página passa a impressão de existir apenas por tentar ganhar uma boa classificação nos mecanismos de pesquisa?

Apesar de serem diversas diretrizes e regras, todas elas auxiliam em nortear o nosso conteúdo. Portanto, ao seguirmos elas, teremos o melhor ranqueamento possível dentro do sistema de buscas do Google.

Postagem original de developers google:
Baseado:https://static.googleusercontent.com/media/guidelines.raterhub.com/pt-BR//searchqualityevaluatorguidelines.pdf
Postado por Danny Sullivan, Public Liaison for Search
Revisado e ajustado pelo Autor deste blog.

Mapa da empatia: O que é e como fazê-lo

O mapa da empatia possui o objetivo de compreender o que o seu público-alvo deseja e necessita, possibilitando a oferta de produtos e/ou serviços adequados às suas expectativas. Esta