Ongoing: O que é, qual é a importância e como fazê-lo

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O Ongoing é um grande aliado na fidelização e aquisição de clientes. Para quem visa expandir sua visão no mercado e valorizar sua marca e seus produtos, ele é uma excelente opção de técnica para se investir.

Continue lendo esse artigo e conheça um pouco mais sobre o que é, como fazer e qual a importância do Ongoing. 

O que é Ongoing?

Ongoing é a etapa durante a trajetória do cliente em que ele descobre como alcançar ainda mais sucesso na utilização do produto/serviço que adquiriu com a sua empresa.

Empresas que possuem esse processo bem estruturado proporcionam um progresso contínuo envolvendo sua compra, aumentando as possibilidades de fidelização e reduzindo índices de rejeição.

Assim, essas companhias costumam ter maior volume de vendas por indicações, já que mantêm a imagem de sua marca positiva.

Como funciona o Ongoing?

O Ongoing é construído sobre quatro etapas fundamentais. São elas: a evidenciação de funcionalidades do produto, realização de valor, expansão e renovação da confiança do cliente.

Entenda cada um desses passos para facilitar a aplicação na prática desse processo.

1. Evidenciação de funcionalidades

Muitas vezes, seu produto possui alguma funcionalidade desconhecida ou pouco utilizada pelo cliente. 

Assim, a fase de adoção constitui o objetivo de induzir o cliente a utilizar determinada função, evidenciando o benefício dela e apresentando-a como um bônus ou uma vantagem extra já que ele já comprou o item.

Mostre o que o cliente está perdendo por não utilizar todo o potencial do produto.

2. Engajamento e realização de valor

Esta fase visa manter o cliente engajado quanto ao valor que o seu produto traz para a rotina dele.

Lembre-se de que não está baseado no preço. O valor é construído a partir do quanto o cliente está ciente da praticidade e utilidade do que você fornece. Por isso, ele não é imutável e pode ser diferente para cada cliente.

Assim, é importante que o usuário entenda como você e sua empresa contribuem para seu sucesso. Isso, normalmente, é feito por meio da conscientização por redes sociais, e-mail marketing ou ferramentas e sistemas específicos.

3. Expansão

Essa é uma estratégia de ofertas, novos recursos, produtos, serviços complementares, atualização e/ou funcionalidades diretamente ligadas ao produto já adquirido anteriormente pelo cliente.

Esta fase precisa ser muito bem elaborada, para que torne a expansão uma evolução natural. Caso contrário, ao invés de o cliente sentir que está realizando um upgrade, poderá sentir-se enganado, como que sendo obrigado a adquirir mais um produto para utilizar plenamente o que já pagou.

É importante que a fase anterior proporcione uma boa estrutura para seguir para a expansão. Não siga em frente, caso perceba que o relacionamento com o cliente ainda é frágil.

3. Renove a confiança dos seus clientes

Ao seguir os passos anteriores, provavelmente, você terá construído um relacionamento sólido com seus clientes.

Assim, continue apresentando argumentos convincentes para conscientizar o cliente de que continuar trabalhando com você é a sua melhor alternativa.

Porém, tome cuidado para não prometer algo que não possua interesse ou condição de cumprir. Seja verdadeiro, demonstre interesse e seja sincero, assim, renovará a confiança do seu cliente.

Quais são a importância e as vantagens do Ongoing?

A implementação do Ongoing proporciona à empresa uma postura consultiva e atenciosa, que demonstra ao usuário que o produto ou solução vendida realmente sana seus problemas. 

Além disso, mantém o cliente feliz, pois proporciona sempre novas conquistas ou atualizações em torno do produto que ele adquiriu.

O Ongoing ainda acrescenta valor à empresa, aumentando a confiança do usuário, o que resulta em um relacionamento recíproco e duradouro, valioso tanto para a empresa quanto para o cliente.

Como fazer o Ongoing?

Para que seja possível realizar as quatro etapas do Ongoing, é necessário estruturar a empresa em alguns outros aspectos.

  • Tenha o time certo: estabeleça uma equipe ou pessoa para se responsabilizar pelo Ongoing.
  • Conheça seus clientes: assim, sua abordagem será mais assertiva por conhecer o perfil específico de seus usuários
  • Defina o modelo de atendimento: se será automatizado, humano, presencial, por e-mail ou outras opções.
  • Planeje e estipule metas: tendo em mente o seu objetivo final, trace alvos realistas e uma forma de alcançá-los.
  • Ative o plano: revise seu planejamento, valide as preferências do cliente e comece a implementação prática.

Com um processo bem estruturado, o usuário alcançará resultados finais cada vez mais satisfatórios, além de uma boa experiência de compra e de utilização, valorizando ainda mais a sua empresa.

Assim, aumentam as chances de que ele permaneça comprando com você, tornando-se, além de um cliente fiel, um recomendador da sua marca.

Apesar da necessidade de empenho, esforço e tempo, as estratégias de Ongoing valem a pena.

Gostou das dicas? Salve esse conteúdo para consultar e implementar em sua empresa os processos do Ongoing, garantindo a recorrência de vendas e valorização da sua empresa.

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