Checklist: 33 itens para conteúdo otimizado SEO: Para redator e jornalistas

Conteúdo do artigo

Resolvi escrever um checklist com 33 itens para otimizar conteúdo com foco em SEO para redatores e jornalista rápido e objetivo para redatores com o objetivo de mostrar o que é escrever focando em SEO e seguindo as diretrizes e recomendações do google.

Qual o principal objetivo do buscador Google?

Entregar conteúdo e resultados de qualidade para seus usuários. Então vamos as diretrizes citadas pelo Google.

Questões comparativas

  • O conteúdo fornece valor substancial quando comparado a outras páginas nos resultados de pesquisa?
  • O conteúdo parece estar atendendo aos interesses genuínos dos visitantes do site ou parece existir apenas por alguém que tenta adivinhar o que pode ter uma boa classificação nos mecanismos de pesquisa?

Checklist para Redatores e Jornalista com foco em SEO

Utilizamos essa lista em nossa agência para revisar e criar conteúdos.

Leitura obrigatória: 10 passos para publicar e auditar conteúdo para SEO – Redator e Jornalista

1 – Crie um título inicial. Escreva pelo menos uma ideia inicial para o título do post.

Saber o título antes de começar a escrever ajuda você a se concentrar no assunto e cumprir o que promete no título.

2 – Identifique seu público. Identifique exatamente para quem você está escrevendo a postagem.

Quando você conhece o público exato do seu conteúdo, é muito mais fácil ser direto ao escrever.

Se você não conhece seu público, use nosso modelo de persona do comprador para começar a delinear seu leitor ideal.

3 – Atribua uma palavra-chave primária. A palavra-chave deve representar o tópico e ser uma palavra-chave para o ramo do blog ou site.

Deve ter uma dificuldade que provavelmente você possa classificar.

4 – Use a palavra-chave primária no título. Volte para o título e certifique-se de que a palavra-chave principal seja usada no título.

5 – Atribua algumas palavras-chave secundárias. Uma forte lista de verificação para escrever também inclui uma etapa para encontrar palavras – chave relacionadas para usar em sua postagem.

Escolha três ou quatro palavras-chave LSI relacionadas à palavra-chave de destino principal da postagem.

6 – Escreva o quanto você precisa para cobrir totalmente o tópico e, como prática recomendada, as pessoas costumam pesquisar na Internet respostas rápidas e fáceis, mas também querem ter confiança nas informações que estão lendo.

Você precisa ter como objetivo algo entre 800 e 1700 palavras.

7 – Adicione valor. Ao escrever sua postagem, forneça detalhes, fatos, estatísticas, conclusões, notícias e informações valiosas e úteis para o leitor.

8 – Mostre, não diga. Uma parte importante desta lista de verificação para escrever um blog é usar exemplos que ajudem o público a entender e absorver profundamente a mensagem que você está tentando compartilhar.

9 – Use a voz ativa. Mantenha a postagem interessante usando uma voz ativa. Evite voz passiva, que pode fazer o conteúdo parecer monótono ou monótono.

10 – Normalmente o recomendando é escrever para um nível de leitura da oitava série. Embora a qualidade da escrita deva ser alta, mantenha a simplicidade.

Não use uma estrutura de frase ou terminologia excessivamente complexa que possa causar a perda de leitores. Evite complicar as coisas e, em vez disso, use uma linguagem simples e direta.

Geralmente, um bom guia a seguir é escrever como se você estivesse tendo uma conversa normal com um amigo ou colega. Quanto mais natural você parecer, mais leitores se conectarão com seu conteúdo.

11 – Forneça fontes adequadas. Se você usar citações ou informações de outros sites em sua postagem do blog, forneça citações adequadas listando e vinculando à fonte.

12 – Use subtítulos. Divida seu conteúdo usando subtítulos em toda a sua postagem para separar seções de texto.

13 – Use a palavra-chave primária em pelo menos um subtítulo. Uma parte da lista de verificação de escrita do seu blog deve incluir a inserção da palavra-chave em pelo menos um subtítulo.

14 – Após anos de exposição à internet, TV e um fluxo constante de conteúdo, os especialistas recomendam que o comprimento médio das frases seja algo entre 18 e 40 palavras.

Embora seja importante misturar as coisas, tente manter a maioria das suas frases com menos de 30 palavras.

Divida os parágrafos grandes. O conteúdo digital deve ser passível de leitura, portanto, divida grandes blocos de texto e parágrafos adicionando parágrafos e espaços em branco.

Recomendamos cada paragrafo ter 3 linhas. Pesquisa sobre quantidade de palavras

15 – Destaque informações importantes. Uma das dicas mais importantes para escrever conteúdo é usar recursos de formatação que tornam as postagens mais fáceis de ler.

Negrito, itálico ou realce informações importantes.

16 – Adicione gráficos de apoio. A lista de verificação do conteúdo do seu blog também deve incluir a adição de imagens, vídeos, postagens sociais incorporadas, etc., que tornem a postagem mais envolvente ou interessante.

17 – Certifique-se de que as imagens têm o tamanho correto. Imagens muito grandes reduzem a velocidade de carregamento do site, portanto, não use fotos com tamanhos de arquivo grandes.

Utilize o squoosh da google para otimizar tamanho da imagem de até 100kb;

18 – Adicione a palavra-chave primária à tag alt da imagem. Use a palavra-chave alvo da página na tag alt da imagem para melhorar o SEO do blog. (Apenas se a imagem tiver relação com a palavra).

19 – Use a palavra-chave primária no nome e título do arquivo de imagem.

Ao adicionar imagens, use também a palavra-chave primária no nome do arquivo original e o título no CMS. (Apenas se a imagem tiver relação com a palavra).

20 – Evite violação de direitos autorais de imagens. Verifique novamente para garantir que você tem o direito de publicar mídia para evitar violação de direitos autorais com fotos e vídeos digitais.

21 – Use a palavra-chave primária no título da página. Em sua lista de verificação para redação, comece a otimização de SEO escrevendo um título de página que inclui a palavra-chave primária.

Certifique-se de que o título da sua página seja exclusivo para evitar problemas de tag de título duplicados que podem prejudicar o SEO do seu site. Normalmente, você pode usar o mesmo título da página como título.

22 -Use a palavra-chave primária na meta descrição. Além disso, inclua a palavra-chave primária em uma meta descrição original que não tenha mais de 320 caracteres.

23 – Use a palavra-chave primária no primeiro parágrafo. Outra dica de SEO é incluir a palavra-chave primária no primeiro parágrafo da cópia para enviar sinais aos rastreadores de pesquisa.

24 – Use a palavra-chave primária perto do final da cópia. Use a palavra-chave primária no final da postagem para marcar a cópia com referências à frase alvo.

25 – Use a palavra-chave primária naturalmente na cópia. Não se envolva em excesso de palavras-chave.

26 – Use cada palavra-chave secundária pelo menos uma vez na cópia . Apoie a palavra-chave primária adicionando cada palavra-chave relacionada pelo menos uma vez na postagem.

27 – Adicione links para páginas internas relevantes e que tenham relação com o conteudo escrito. Adicione links para outras postagens e páginas publicadas em seu site.

28 – Adicione links para outras páginas da web de alta qualidade. Adicione links de saída relevantes para outros sites de alta qualidade para dar crédito e links para fontes.

Link para outros sites que agreguem informação ou que passe autoridade para seu artigo, confirme tudo o que você escreveu.

29 – Defina links externos para abrir uma nova página . Revise os links externos em sua página e configure-os para abrir em uma nova janela para manter os leitores em seu site, mesmo se eles clicarem em um link para outro site.

30 – Termine com um apelo à ação . Como todas as boas postagens de blog são escritas com um objetivo em mente, termine com uma frase de chamariz que diga ao leitor o que você deseja que ele faça a seguir.

31 – Escreva títulos ou manchetes adicionais . Volte ao seu título e escreva mais algumas variações para criar um título mais poderoso. Escolha o melhor título entre suas novas opções.

Certifique-se de que inclui a palavra-chave primária e é conciso e atraente. O título final deve ter menos de 60 caracteres para ser totalmente exibido na pesquisa.

32 – Otimize para compartilhamento social . Incentive os leitores a espalharem suas postagens criando conteúdo compartilhável que inclui links ClickToTweet, textos explicativos e ícones de compartilhamento social.

33 – Não usar número na URL (números que podem ter atualizações) e utilize comprimento da URL curto e objetivo.

Exemplo: As 10 melhores praias para passar as férias
Errado: 10-melhores-praias-para-passar-férias
Certo: melhores-praias-férias ou melhores-praias-passar-férias

34 – Agende atualizações de conteúdo: é inevitável que, com o tempo, o seu conteúdo se desvalorize.

Vai envelhecer, links vão quebrar, seus concorrentes vão produzir melhores conteúdos.

Meu conselho é, sempre que você publicar um conteúdo de SEO, crie um lembrete para fazer uma atualização anual (ou o que quer que faça sentido).

35 – Execute verificação ortográfica que ajuda a encontrar erros de ortografia e gramática, bem como erros de digitação. Não publique até que a postagem seja totalmente revisada.

Não esqueça:

  • O conteúdo ajuda as pessoas, resolve problemas ou informar o leitor?O conteúdo é melhor que a concorrência?
  • O conteúdo é exclusivo?
  • O conteúdo é original?
  • Tem dados que comprovem que você é especialista ou entende do assunto?
  • Conteúdo é revisado?
  • Conteúdo precisa de revisão temporal?
  • Conteudo foi baseado em outro conteúdos tem link para essas referencias (autoridade e especialistas no assunto)?
  • Não foi você que fez o conteúdo? Link para o original dando so créditos.
  • Utilize rich snippets!
  • Para finalizar segue uma curiosidade: Você sabia que conteudo de noticias pode ter 300 palavras com foco em ser objetivo e rápido para o leitor.

Dúvidas, perguntas, sugestões? Comente.

Fontes e créditos:

https://blog.alexa.com/checklist-for-writing/
https://static.googleusercontent.com/media/guidelines.raterhub.com/pt-BR//searchqualityevaluatorguidelines.pdf
https://developers.google.com/search/blog/2019/08/core-updates
https://www.mariehaynes.com/eat/

Revisado e ajustado pelo Autor.