Resolvi escrever este checklist rápido e objetivo com 34 itens para otimizar conteúdo para auxiliar redatores e jornalistas, com o propósito de mostrar a escrita focada em SEO que segue as diretrizes e recomendações do Google.
Qual o principal objetivo do buscador Google?
Entregar conteúdo e resultados de qualidade para seus usuários. Então, vamos às diretrizes citadas pelo Google.
Questões comparativas
- O conteúdo fornece valor substancial quando comparado a outras páginas nos resultados de pesquisa?
- Ele atende aos interesses genuínos dos usuários ou parece existir apenas por alguém que tenta adivinhar o que tem uma boa classificação nos mecanismos de pesquisa?
Checklist para Redatores e Jornalista com foco em SEO
Utilizamos essa lista em nossa agência para revisar e criar conteúdos.
Leitura obrigatória: 8 Passos para redatores e jornalistas publicarem e auditarem conteúdo para SEO.
1 – Escreva pelo menos uma ideia para o título do post.
Sabê-lo antes de começar a escrever ajuda você a se concentrar no assunto e cumprir o que promete.
2 – Defina o seu público. Identifique exatamente para quem você está escrevendo.
Quando você conhece o leitor exato do seu conteúdo, é muito mais fácil ser direto.
Use o nosso modelo de persona do comprador para começar a delinear seu leitor ideal.
3 – Atribua uma palavra-chave primária. Ela deve representar o tópico e ser uma palavra-chave para o ramo do blog ou site.
Deve haver uma dificuldade que provavelmente você possa classificar.
4 – Certifique-se de que a palavra-chave principal seja usada no título.
5 – Atribua algumas palavras-chave secundárias. Crie uma lista de verificação para encontrá-las.
Escolha três ou quatro palavras-chave LSI relacionadas à principal da postagem.
6 – Escreva o quanto precisar para cobrir totalmente o tópico. Como prática recomendada, as pessoas costumam pesquisar na Internet respostas rápidas e fáceis, mas também querem ter confiança nas informações que estão lendo.
Você precisa ter como objetivo algo entre 800 e 1700 palavras.
7 – Adicione valor. Ao escrever sua postagem, forneça detalhes, fatos, estatísticas, conclusões, notícias e informações valiosas e úteis para o leitor.
8 – Mostre, não diga. Uma parte importante desta lista de verificação para escrever um blog é usar exemplos concretos que ajudem o público a entender e absorver profundamente a mensagem que você está tentando compartilhar.
9 – Use a voz ativa para manter a postagem interessante. Evite voz passiva, que pode fazer o conteúdo parecer monótono.
10 – Normalmente, o recomendado é escrever para um nível de leitura da oitava série. Embora a qualidade da escrita deva permanecer alta, mantenha a simplicidade.
Não use uma estrutura de frase ou terminologia excessivamente complexa que possa causar perda de interesse dos leitores. Evite complicar as coisas e, em vez disso, use uma linguagem simples e direta.
Geralmente, um bom guia a seguir é escrever como se você estivesse tendo uma conversa normal com um amigo ou colega. Quanto mais natural você parecer, mais os leitores aceitarão o seu conteúdo.
11 – Forneça fontes adequadas. Se você utilizar citações ou informações de outros sites em sua postagem, use-as adequadamente, listando e vinculando à página original.
12 – Divida seu conteúdo usando subtítulos em toda a sua postagem para separar seções de texto. Utilize a técnica de LSI nos subtítulos h2 (título 2), h3 (título 3), sempre pensando em abordar dúvidas reais do seu leitor.
13 – Uma parte da lista de verificação de escrita do seu blog deve incluir a inserção da palavra-chave em pelo menos um subtítulo.
14 – Após anos de exposição à internet, TV e um fluxo constante de conteúdo, os especialistas recomendam que o comprimento médio das frases seja entre 18 e 40 palavras.
Tente manter a maioria das suas frases com menos de 30 palavras.
Divida grandes blocos de texto, adicionando parágrafos e espaços em branco.
Recomendamos que cada paragrafo tenha 3 linhas. Pesquisa sobre quantidade de palavras
15 – Destaque informações relevantes. Uma das dicas mais importantes para escrever conteúdo é usar recursos de formatação que tornam as postagens mais fáceis de ler.
Utilize negrito, itálico ou realce informações importantes.
16 – Adicione gráficos de apoio. A lista de verificação do conteúdo do seu blog também deve incluir a adição de imagens, vídeos e postagens sociais incorporadas, tornando a postagem mais envolvente e interessante.
17 – Certifique-se de que as imagens têm o tamanho correto. Fotos muito grandes reduzem a velocidade de carregamento do site, portanto, não use arquivo grandes.
Utilize o squoosh do google para otimizar tamanho da imagem de até 100kb.
18 – Use a palavra-chave alvo da página na tag alt da imagem para melhorar o SEO do blog. (Apenas se tiver relação com a palavra).
19 – Para garantir, verifique que você tem o direito de publicar a fim de evitar violações de direitos autorais de imagens e vídeos.
20 – Em sua lista de verificação para redação, comece a otimização de SEO escrevendo um título de página que inclui a palavra-chave primária.
Certifique-se de que o título da sua página seja exclusivo para evitar problemas de tag de título duplicados que podem prejudicar o SEO do seu site. Normalmente, você pode usar o mesmo título da página.
21 – Inclua a palavra-chave primária em uma meta descrição original que não ultrapasse 320 caracteres.
22 – Inclua a palavra-chave primária no primeiro parágrafo da cópia para enviar sinais aos rastreadores de pesquisa.
23 – Use a palavra-chave primária no final da postagem para marcar a cópia com referências à frase alvo.
24 – Use a palavra-chave primária naturalmente na cópia. Não se envolva em excessos.
25 – Use cada palavra-chave secundária pelo menos uma vez. Apoie a palavra-chave primária adicionando cada uma relacionada pelo menos uma vez na postagem.
26 – Adicione links para páginas internas relevantes e que tenham relação com o texto.
27 – Adicione sites externos e fontes de alta qualidade a fim de criar confiança.
Linque para outros sites que agreguem informação ou que passem autoridade para seu artigo. Confirme tudo o que você escreveu.
28 – Revise os links externos em sua página e configure-os para abrir em uma nova janela a fim de manter os leitores em seu site mesmo se eles clicarem em um link para outro site.
29 – Termine com um apelo à ação. Como todas as boas postagens de blog são escritas com um objetivo em mente, conclua com uma frase de chamariz que diga ao leitor o que você deseja que ele faça a seguir.
30 – Escreva títulos ou manchetes adicionais. Volte a ele e escreva algumas variações para criar uma versão mais poderosa. Escolha a melhor entre suas novas opções.
Certifique-se de que inclui a palavra-chave primária e é conciso e atraente. O título final deve ter menos de 60 caracteres para ser totalmente exibido na pesquisa.
31 – Otimize para o compartilhamento social. Incentive os leitores a espalharem suas postagens criando conteúdo compartilhável que inclui links ClickToTweet, textos explicativos e ícones de compartilhamento social.
32 – Não usar número na URL (números que podem atualizados). Utilize uma URL curta e objetiva.
Exemplo: As 10 melhores praias para passar as férias.
Errado: 10-melhores-praias-para-passar-férias
Certo: melhores-praias-férias ou melhores-praias-passar-férias
33 – Agende atualizações de conteúdo. É inevitável que, com o tempo, ele se desvalorize.
Ele envelhecerá, links quebrarão, seus concorrentes produzirão melhores conteúdos.
Meu conselho é: sempre que você publicar um conteúdo de SEO, crie um lembrete para fazer uma atualização anual (ou a periodicidade que faça sentido).
34 – Execute verificação ortográfica que ajude a encontrar erros de gramática. Não publique até que a postagem seja totalmente revisada.
Não esqueça:
- O conteúdo ajuda as pessoas, resolve problemas ou informa o leitor? Ele é melhor que a concorrência?
- O conteúdo é exclusivo e original?
- Há dados que comprovem que você é especialista ou que entende do assunto?
- O conteúdo é revisado?
- O texto precisa de atualizações periódicas?
- Ele foi baseado em outros textos? Há links para essas referências (autoridade e especialistas no assunto)?
- Utilize rich snippets!
- Para finalizar, segue uma curiosidade: Você sabia que noticias podem ter 300 palavras com foco em objetividade e rapidez para o leitor?
Dúvidas, perguntas ou sugestões? Comente.
Fontes e créditos:
https://blog.alexa.com/checklist-for-writing/
https://static.googleusercontent.com/media/guidelines.raterhub.com/pt-BR//searchqualityevaluatorguidelines.pdf
https://developers.google.com/search/blog/2019/08/core-updates
https://www.mariehaynes.com/eat/
Revisado e ajustado pelo Autor.