Uma das maiores dúvidas dos empreendedores ao montar o seu plano de marketing e a sua estratégia é exatamente como atrair os clientes? A verdade é que qualquer negócio, independente de qual seja, não vai conseguir crescer se não possuir em sua base novos clientes.
Para poder suprir todas essas necessidades, as pessoas que trabalham com marketing estão sempre procurando melhores técnicas de marketing digital para poder atrair clientes novos.
Não existe nenhuma receita de bolo para ganhar faturar com revenda. Como todas as coisas no marketing, em primeiro lugar nós devemos conhecer o próprio público, medir e testar para saber se as estratégias são realmente eficazes para os negócios do mesmo tipo do seu.
Antes de listarmos as melhores técnicas para faturar com revenda, teremos que voltar um pouco atrás e ver se realmente sabemos onde e quem é o nosso cliente. Como ele conversa? Quais canais eles buscam informações?
Resumindo, é preciso criar um personagem fictício através de pesquisas com o consumidor que faz uma simulação do melhor cliente para o seu negócio. Veja a seguir as principais técnicas de marketing digital:
1- Crie o conteúdo que os seus clientes alvo pesquisam
Esse tipo de técnica do marketing digital deve ser usada em todos os tipos de negócios para atrair clientes, seja B2C(Empresa para consumidor) ou B2B(Empresa para empresa). Os seus clientes estão sempre fazendo pesquisas no Google sobre os problemas que eles estão enfrentando ou então procurando pela solução desse problema.
Ficar em primeiro lugar entre os resultados irá ajudar bastante a atrair mais clientes. Para ficar em um bom lugar entre os resultados você terá que entregar conteúdo em seu blog corporativo ou site direcionado de acordo com o que o seu cliente pesquisa.
Existem ferramentas totalmente gratuitas como o Google AdWords Planner ou o Google Trends para saber quais são as palavras chave mais usadas e o volume mensal. Logo após fazer a seleção das melhores palavras chave, você deverá inseri-la no seu blog ou site dentro dos títulos, links externos, meta description, textos etc.
É bom lembrar de não focar somente nas palavras, ter uma boa usabilidade em seu site, ser acessível para dispositivos celulares que tragam uma melhor experiência para o usuário, também é muito fundamental para o Google rankear o seu site.
2- Blog Corporativo
Diversas empresas que procuram se posicionar de modo digital já possuem um blog corporativo como uma técnica de marketing digital para chamar mais clientes. Um blog tem que gerar conteúdos de acordo com as pesquisas que os seus consumidores fazem no google e as jornadas de compras.
Existem diversos tipos de conteúdos que você pode fazer para conseguir atrair mais clientes para seu negócio. Veja alguns desses conteúdos:
- Objetivos ou prêmios que foram alcançados pela empresa (lembre-se de não exagerar)
- Infográficos
- Checklists
- Cases de Sucesso de algum cliente
- Ensinando “Como fazer” algo
- Estudos de Caso
- Entrevistas
- Listas sobre algum assunto (como esse post)
3- E-books
O E-book é outra ótima técnica de marketing digital para chamar mais clientes para o seu negócio, pois os E-books possuem um material mais valioso e aprofundado, para que a audiência do seu site consiga baixar diretamente.
Um e-book tem um conteúdo bem mais completo do que um post normal de blog, ele é geralmente focado em um assunto único que a sua persona está buscando. É bom lembrar de sempre disponibilizá-lo de forma totalmente gratuita e com uma landing page bem otimizada para receber o contato dos usuários ou então fazer com que ele entre no seu funil de inbound marketing.
Uma ótima dica é fazer seus e-books em parceria com outras empresas que tenham a ver com o seu negócio, assim você vai atrair mais clientes já que será 2 canais fazer a divulgação e gerar mais leads.
4- Podcasts
Outra técnica bastante efetiva para atrair novos clientes no marketing digital que está sendo usada por várias empresas é o Podcast.
As pessoas tendem a ler menos cada vez mais e por conta disso, os conteúdos em vídeo e áudio conseguem atrair mais usuários online.
Antes os podcasts eram apenas listas de músicas que as pessoas compartilhavam com o seu público. Atualmente ele está sendo mais usado pelas pessoas para exporem a sua opinião, fazer entrevistas e também falar sobre algum assunto.
Se você procura aplicar em sua empresa, você poderá fazer um programa toda semana de podcast para falar de temas que sejam relacionados com o seu negócio, sempre de acordo com os principais interessados e as principais dúvidas do seu público alvo.
5- Assessorias de imprensa
A sua empresa ser citada em alguma notícia nacional ou local também traz uma ótima credibilidade para os leitores do seu site, ainda mais se o assunto fizer parte das jornadas de compras de seu cliente.
Essas referências podem fazer com que os leitores procurem pela sua empresa na internet, e tragam um público novo que ainda não foi explorado. Diversas vezes, os meios de comunicação como televisão, jornais e revistas, cobram bem mais caro às empresas para que elas possam publicar o seu negócio, por conta disso, contratar uma agência de assessoria de imprensa poderá ser algo muito interessante para que seja gerado um conteúdo mais orgânico e também para que haja economiza nas técnicas para chamar mais clientes.
6- Webinar
Os webinars em sua essência são bastante parecidos com os famosos podcasts que foram citados acima. A única diferença é que você vai fazer uma transmissão em vídeo e com isso vai gerar mais valor e criar um relacionamento bem mais próximo do seu público.
Na maior parte dos casos recomendamos fazer um webinar ao vivo, pois são fundamentais os comentários e a interação do público para conseguir mais pessoas e engajamentos ao participar do evento.
Várias empresas após a realização do webinar ao vivo disponibilizam para as suas bases de contatos os links das gravações, assim as pessoas que não conseguiram assistir por completo ou estão querendo rever em outro horário, possui um acesso bem mais fácil ao vídeo.
Por ser um vídeo ao vivo, é muito importante deixar todas as coisas preparadas para não minimizar os erros ao longo da transmissão. Ter uma boa velocidade de internet e um roteiro de como será o seu webinar fará parte para ter um sucesso em atrair mais clientes através dessa técnica de marketing digital.
7- Vídeos
Como já foi comentado acima, as pessoas têm tendência em usar mais vídeos e áudios para estudarem os conteúdos. De acordo com a Sambatech, no ano de 2019, 80% do tráfego da internet em todo o mundo vai ser em vídeos. O que a sua empresa tem feito para estar à frente nessas técnicas de atração de clientes?
Sua empresa poderá criar o próprio canal em qualquer uma das plataformas de vídeo como Vimeo ou Youtube e gerar mais conteúdos fazendo materiais institucionais, demonstrando seus softwares, mostrando soluções ou ensinando algo. A dica é não criar vídeos muito longos, quanto mais objetivo for a transmissão da sua ideia, melhor será.